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Quem somos

Mais do que uma plataforma disruptiva de e-commerce, somos um grupo de pessoas apaixonado por uma missão:


Traduzimos nossa missão através do modelo de negócios diferenciado de shoppable magazine, que proporciona não só uma experiência de compra única, agradável e divertida no varejo online, como também serve de inspiração e referência de decoração e estilo de vida para nossos clientes.

Descoberta e inspiração como forte diferencial

A nossa shoppable magazine replica digitalmente a experiência prazerosa do “passeio no shopping”, quando o consumidor observa vitrines e mercadorias por lazer e não necessariamente com a intenção de compra. A diferença é que fazemos isso de maneira digital, com UX (User Experience) diferenciado que tem o processo de navegação e descoberta no centro da experiência do cliente, de maneira similar a uma rede social. Navegar pelo app do Westwing é muito similar a navegar por um app como o Instagram, o que faz com que a experiência fundamental de uso da plataforma seja muito engajadora e nos leve a níveis de recorrência muito acima dos modelos tradicionais de ecommerce. Em média, nossos compradores ativos visitam a Westwing ~4x por semana, passeando ~40 min por semana em nossa plataforma.

O WestwingClub, nosso principal canal de venda, funciona como um catálogo vivo, renovando-se todos os dias com campanhas de curta duração. Através dessas campanhas diárias, com sortimento amplo e inédito, que passa pela curadoria dos nossos designers e é acompanhado de muito conteúdo, proporcionamos aos nossos clientes uma dose de inspiração diária, instigando um sentimento de descoberta e oportunidade, o que resulta em um alto nível de engajamento.

Clientes vêm pra Westwing por lazer

Compra baseada em descoberta e inspiração com navegação
semelhante á de redes sociais

Campanhas diárias com duração limitada e ampla seleção de
itens que passam pela nossa curadoria

ALTO ENGAJAMENTO DOS CLIENTES

As nossas campanhas são baseadas em três ingredientes principais: curadoria, freshness e conteúdo.

Curadoria

Para nós, curadoria é o ponto de partida. Oferecemos produtos de grandes marcas, designers, e pequenos artesões, sendo que todo sortimento é amplamente revisado e selecionado, com o objetivo de proporcionar uma experiência de navegação e compra prazerosa com base em produtos de ótima qualidade.

Freshness

O freshness, termo que usamos para descrever a presença constante de novidades na plataforma (tanto produtos como marcas e fornecedores) é um dos grandes contribuidores para o alto nível de engajamento dos clientes. O freshness gera uma sensação de novidade a cada acesso do cliente.

Conteúdo

Para trazer inspiração e sensação de descoberta ao cliente, os produtos são apresentados de forma ambientada, através de conteúdo editorial e vídeos que em grande parte são produzidos em nossos três estúdios próprios. Esse forte uso de conteúdo e apresentação editorial contribuem tanto para o engajamento como para a conversão na plataforma.

Ao contrário da maioria dos varejos e-commerce, focados em necessidade e busca, temos como estratégia primária o foco na descoberta e inspiração (principalmente via WestwingClub) como principal diferencial do nosso modelo de negócio. Isso nos traz um alto engajamento de clientes, que se traduz em uma grande eficiência de marketing. Essa estratégia é, então, alavancada com outros dois formatos complementares que endereçam outros momentos de compras: (i) a compra por conveniência/necessidade, e (ii) phygital (o encontro entre o físico e o digital na experiência de compras).

  • Conveniência/Necessidade: O WestwingNow é um modelo baseado na compra por necessidade e procura, complementar à experiência do Club. Esse modelo busca a rentabilização de compradores ativos e não ativos capturados através do WestwingClub em momentos que estes estejam focados em compras mais racionais e planejadas, nas quais sortimento fixo, campo de busca e entrega mais rápida tem um papel fundamental.
  • Phygital: Experiência por meio de compras na Galeria, nossa loja física, que tem o propósito não só de potencializar as nossas vendas no mundo físico, mas principalmente de oferecer aos nossos clientes a oportunidade de entrar em contato com a nossa marca e tangibilizar a experiência Westwing, visando também aumentar a percepção e reconhecimento da nossa marca. Acreditamos que esse aumento de percepção e reconhecimento da marca tem um efeito positivo na eficiência das nossas estratégias de marketing para aquisição de novos usuários. Além disso, as galerias geram vendas digitais adicionais através dos canais de WestwingNow e WestwingClub.

Nossa plataforma é amparada por um enorme catálogo de produtos, tecnologia 100% proprietária e logística tailor-made

Nosso catálogo possui mais de 3 mil fornecedores e mais de 1 milhão de SKUs cadastrados. Assim, os números falam por si: nossa capacidade de prospecção e desenvolvimento de novos fornecedores é um diferencial.

Temos um relacionamento muito próximo com os nossos fornecedores. Além da parceria comercial, para eles proporcionamos um canal muito importante de divulgação e construção de marca, e para a Westwing a parceria com os fornecedores é extremamente relevante por dois principais motivos:

  • Modelo de zero ou baixo estoque – os produtos são comprados, em sua maioria, apenas ao final das campanhas, com base nas quantidades vendidas;
  • Qualidade e diversidade em sortimento, sendo base principal para a geração de conteúdo de qualidade em nossa plataforma, e especialmente de freshness.

Além disso, para suportar nossa ampla cadeia de suprimentos, trabalhamos com 4 modelos logísticos complementares: cross-docking, drop-shipping, own stock e ship from store. E, além dos diferentes modelos logísticos, desenvolvemos uma malha de logística própria para o last-mile, a Westlog, buscando gerar melhor nível de serviço aos clientes, com redução de custo e de tempo de entrega, para entregas na região da grande São Paulo – importante destacar o efeito de awareness que a operação também gera, uma vez que a frota circula pela cidade com o logo Westwing.

Também possuímos um hub urbano, localizado na Zona Oeste de São Paulo, para otimizar a distribuição dos pedidos pela Westlog e aumentar a capacidade da nossa malha logística.